Limão faz bem ou mal para a saúde?

água com limão - benefícios

Você sabia que tomar água com limão pela manhã, em jejum, todos os dias pode trazer incríveis benefícios para a sua saúde e, ainda, prevenir muitas doenças?

Muitas pessoas criticam o uso de água com limão em jejum por medo de causar alguma doença como gastrite ou alguma irritação estomacal. O limão na verdade não causa gastrite. Apesar de ser ácido quando está na boca, ao chegar no estômago, o limão causa efeito alcalinizador deixando o ph do estômago na quantidade certa.

Água com limão emagrece?

Não há comprovação de que o fato de tomar água com limão a pessoa irá emagrecer. O que acontece na verdade é que a água com limão possui nutrientes que trazem saciedade. Tomando água com limão em jejum você sentirá saciado por algumas horas e quando for fazer suas refeições irá ingerir menos alimentos, o que ajudará a emagrecer.

Confira logo abaixo mais benefícios de tomar água com limão em jejum:

Água com limão auxilia na limpeza gastrointestinal

A água gelada ou morna misturada com limão promove limpeza do intestino ajudando a eliminar o resíduos, como restos de comida e outras substâncias dispensáveis ao organismo. 

E o bem-estar do intestino está diretamente relacionado com a saúde do restante do organismo. Portanto, quando ele está funcionando de maneira correta, isso pode melhorar seu humor e garantir mais vitalidade e energia no dia-a-dia!

Desintoxicação do fígado e melhor absorção de nutrientes

Um dos benefícios do limão que é pouco conhecido é a sua facilidade em expulsar toxinas do corpo, principalmente do fígado. A ação dos antioxidantes do limão ajudam o órgão a permanecer saudável por mais tempo.

Além da desintoxicação, o consumo da água com limão também traz muitos nutrientes ao fígado, melhorando ainda mais sua vitalidade.

Fortalece a saúde do cérebro

Alimentos de natureza cítrica, como é o caso do limão, trazem muitos benefícios para a saúde cerebral. Isso se deve o fato deles possuírem níveis muito altos de flavonóides (metabólicos), que são vitais para o bom funcionamento dos neurônios.

Essas substâncias também fortalecem as estruturais cerebrais a ponto de abaixar consideravelmente as probabilidades de acidentes vasculares cerebrais.

Outra propriedade presente no limão que favorece muito a saúde cerebral é o potássio. O mineral estimula a atividade das células nervosas, melhorando nosso raciocínio e processos cognitivos.

Previne pedra nos rins

O limão contém é o ácido cítrico, um elemento que é muito presente na fruta. Esse elemento tem diversas utilizados que vão além do nosso bem-estar. Quando retirado do das frutas, ele pode ser aproveitado por indústrias como a cosmética e a de produtos de limpeza.

Mas quando é consumido nos alimentos que o carregam, o ácido cítrico traz muitos benefícios ao nosso organismo. Um deles é a diminuição da acidez da urina, sendo muito útil na prevenção de infecções como pedra nos rins.

Ajuda prevenir alguns tipos de câncer

Uma das grandes esperanças dos pesquisadores é ter o limão como aliada na luta contra o câncer. Como a fruta possui propriedades como as alcalinas e desintoxicantes, além de vinte compostos anticâncer, existe a esperança que o consumo regular possa prevenir o corpo de desenvolver a temida doença.

Previne a ajuda no tratamento de resfriados

Sendo uma fruta rica em vitamina C, que traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, o limão se torna um grande aliado a prevenção de gripes.

Os desintoxicantes aliados às vitaminas presentes no suco do limão melhoram a imunidade do organismo e diminuem muito a frequência de resfriados.

Melhora a circulação sanguínea

Outro benefício que a vitamina C traz, dessa vez aliada à hesperidina também presente no limão, é a facilitação da circulação sanguínea pelo corpo.

A própria hesperidina é utilizada pela indústria farmacêutica como composto em remédios para varizes.

O consumo regular do limão, portanto, fortalece as paredes dos vasos, principalmente dos vasos capilares, que são mais finos que ajudam a formar a parede dos tecidos. 

Ele ainda faz com que as artérias tenham mais elasticidade, podendo diminuir a formação de trombo e da coagulação dos vasos.

É alcalinizante

O limão é rico em ácidos e cítricos, mas, no organismo ele funciona como alcalinizante, ou seja, ele auxilia na proteção do organismo e a reduzir a acidez do corpo. 

Além disso, essa mesa acidez presente no limão faz com as células consigam armazenar vitaminas e nutrientes necessários para que elas realizem suas funções, como a preservação dos ossos e músculos.

Tipos e limão e formas de uso

Os tipos de limão mais comuns no Brasil são: limão Taiti, limão cravo, limão galego e limão siciliano. Cada limão tem uma característica diferente em relação a quantidade de ácido, cor, tamanho e casca. Porém, todos eles trazem grandes benefícios para a saúde.

O limão por ser um alimento muito versátil pode ser utilizado para temperar as saladas, carnes e também pode ser ingerido através de suco detóx misturando couve, limão e hortelã.

Mas tome muito cuidado! Caso você tenha  irritações gastrointestinais importantes, como úlceras, gastrite erosiva, problemas no esôfago mais severos e outras, procure um médico antes de tomar água com limão em jejum, pois, nestes casos, o limão pode prejudicar ainda mais a sua saúde.

Percebeu o quanto é importante tomar aquele suquinho de limão (sem açúcar) pelo menos 20 minutos antes da sua primeira refeição do dia?

Para saber mais detalhes sobre os benefícios do limão assista ao vídeo logo abaixo do  Dr. Dayan Siebra:

Siga nosso blog para você continuar acompanhando nossos conteúdos.

Publicado por Marcos Almeida

Formado em Psicopedagogia, Empreendedor Digital e Criador de Conteúdo Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: