Benefícios de pular corda e como fazer

Como pular corda | Aprenda um treino de 10 minutos

Pular corda na infância é vista como uma brincadeira. Porém, essa atividade vai além da brincadeira, pois traz vários benefícios para a saúde e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.

Pular corda por 30 minutos pode fazer você perder cerca de 300 calorias , além de tonificar as coxas, panturrilhas, bumbum e abdômen.

Para começar, é necessário adquirir uma corda e um tênis apropriado para suportar o impacto e não machucar os tornozelos e joelhos. O local ideal para pular corda é em cima de tapetes, piso de madeira ou emborrachado. Deve se evitar pular corda descalço ou sobre a grama, pois você pode cair em buraco e torcer o tornozelo.

Pular corda emagrece?

Pular corda, de fato, é um bom tipo de exercícios para quem tem o objetivo de perder peso, pois é uma prática completa e que acelera o metabolismo favorecendo a perda de calorias e o emagrecimento saudável.

Benefícios para a saúde

Pular corda é um exercício aeróbico bastante completo, pois estimula a musculatura e o sistema cardiovascular e respiratório. Assim, os principais benefícios de pular corda são:

Melhora o condicionamento físico;

Tonifica a musculatura de braços, costas, ombros, peitoral, abdômen, coxas e panturrilhas;

Promove a sensação de bem-estar;

Queima calorias;

Melhora a coordenação motora, agilidade equilíbrio;

Melhora a capacidade cardiorespiratória;

Ajuda a emagrecer;

Pular corda não é indicado para pessoas que estejam acima do peso, idosos, grávidas e com problemas nas articulações, pode pode resultar em danos aos joelhos, tornozelos e quadris, por exemplo.

Um exercício simples e completo: pular corda condiciona, tonifica e  emagrece - GreenMe

Como começar

Ao iniciar deve-se dar pulinhos baixos e saltar somente quando a corda estiver passando perto dos pés por 1 minuto, seguido de 1 minuto de descanso, por até 20 minutos no total. A postura é muito importante: costas retas, olhos voltados para frente e contrair a musculatura abdominal são necessários para garantir a eficácia do exercício.

Uma opção de treino para pular corda e aumentar o gasto calórico é fazer o exercício de forma intervalada. Ou seja, pular corda durante 1 minuto e descansar 1 minuto até que seja alcançado o tempo determinado antes de começar o exercício. Dessa forma, é possível acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias.

No entanto, para garantir um emagrecimento saudável é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e em açúcar e investir no alimentos que aumentam o metabolismo, como gengibre e chá verde, e praticar exercícios que favorecem a formação de músculos, como a musculação, por exemplo.

Referências: Tua Saúde; Fundações Sanepar.

Publicado por Marcos Almeida

Formado em Psicopedagogia, Empreendedor Digital e Criador de Conteúdo Digital

Um comentário em “Benefícios de pular corda e como fazer

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: