Como lidar com pessoas tóxicas

Cuidado com as

Lidar com pessoas tóxicas não é nada confortável e esse tipo de pessoa existe em todos os lugares.

Para manter o nosso equilíbrio emocional devemos nos precaver de pessoas cheias de vícios psicológicos e emocionais para que não nos contaminemos. Continue lendo para você reconhecer pessoas tóxicas e como se livrar delas.

O que são pessoas toxícas?

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Como lidar com as pessoas tóxicas

Um ponto muito importante sobre este assunto é que não responsabilidade sua “desintoxicar” uma pessoa. Existem profissionais qualificados para dar atenção para as pessoas que possuem comportamentos distintos e que merecem atenção.

Por outro lado, podemos filtrar tudo o que vemos e ouvimos afim de rejeitar sentimentos e pensamentos negativos, palavras, ações e comportamentos que podem nos influenciar negativamente.

A seguir veja quatro ideias de como lidar com pessoas tóxicas.

1 – Crie Limites

A relação com pessoas tóxicas deve ser desestimulada aos poucos, pois mesmo durante o tratamento ainda não é possível saber o quanto o outro já reconhece seus atos como de uma pessoa tóxica.

Tome cuidado para não excluir totalmente, pois essa postura radical não irá resolver o o conflito na relação com o outro. Afinal, para uma pessoa tóxica, tudo é permitido e aceitável para justificar seu próprio comportamento e ao se afastar totalmente dessa pessoa você não poderá mais influenciar para que haja uma mudança.

2 – Ofereça ajuda

Uma relação saudável é impossível de se estabelecer nesse momento. O ideal é ajudar essa pessoa a procurar ajudar de profissionais da área da psicologia que possam orientá-lo sobre suas ansiedades, estresses, mau-humor e pensamentos negativos. Outro ponto importante é evitar falar para a pessoa que ela é negativa ou tóxica.

3 – Reconheça as relações de poder

É necessário colocar limites no que chamamos de relação de poder, já que o outro sente a necessidade de estar por cima controlando tudo. Seja assertivo e firme com a outra pessoa, evitando, estimular o seu lado negativo e desrespeitando-a.

4 – Não revide

Uma pessoa tóxica tem problemas, mas você não. Então, saiba que revidar com gritaria, palavrões, xingamentos ou qualquer outra ação não vai ajudar em nada. Muito pelo contrario, revidar só vai dificultar o relacionamento.

Não há necessidade de manter a defesa sempre em alta, ou argumentar constantemente. Apenas deixe evidente os seus limites

Na defensiva, a presa é reconhecida. Ao traçar limites, você estará estabelecendo regras. Muito especificamente às pessoas tóxicas, é comum encontrar quem não sabe lidar com elas e assim, pode ocorrer dois casos: ou fogem ou se sentem vulneráveis a elas.

Seguindo as dicas acima, de como lidar de forma inteligente com pessoas tóxicas, será possível amenizar os atritos, reconhecer e trabalhar com a capacidade de autocontrole das emoções e neutralizar os efeitos que uma pessoa tóxica pode causar.

Além disso, aqui vai outras dicas importantes: Não se deixe influenciar negativamente. Não ceda lugar ao medo, à manipulação, à violência e à tristeza.

Nem sempre será fácil cortar laços com pessoas tóxicas. Então, não deixe de buscar ajuda de um profissional para te ajudar em relação a sua saúde emocional.

Publicado por Marcos Almeida

Formado em Psicopedagogia, Empreendedor Digital e Criador de Conteúdo Digital

%d blogueiros gostam disto: