Cinco sinais de pessoa manipuladora (Karol Conká)

O que é manipulação social?

Antes de mostrar os cinco sinais de uma pessoa manipuladora, vamos saber a definição do que é manipulação social.

A manipulação social acontece quando alguém, de certa forma, tenta manter algum controle sobre você, as vezes, mentindo para obter alguma vantagem. São pessoas com comportamentos egoístas, geralmente, focadas em suas realizações pessoais cruzando o caminho de pessoas menos confiantes e, com isso, o manipulador acaba se aproveitando dessas pessoas para realizar suas vontades, passando por cima de tudo e de todos com a obsessão em conseguir o que quer.

Confira agora os cinco sinais de uma pessoa manipuladora

1 – São emocionalmente instáveis

Pessoas com esse comportamento oscila bastante o humor. Pode apresentar sinais de medo, ao mesmo tempo fúria, pouco tempo depois se mostra arrependida e entristecida e assim por diante.

Segundo relatos de alguns participantes do programa Big Brother Brasil, a participante Karol Conká, demonstra em alguns momentos medo e ao mesmo tempo causa pânico em várias outras pessoas. Lembrando que em alguns momentos, logo após causar pânico nas pessoas e demonstrar medo, a participante do BBB se apresenta com outras emoções.

2 – Sempre culpam terceiros

As pessoas manipuladoras têm muitas dificuldades em assumir que estão erradas ou que se equivocaram. Pelo fato de não admitirem o erro acabam sempre culpando outras pessoas e, as vezes, envolvendo pessoas que não tem nada a ver com história.

3 – Dissimulam a própria imagem

Os manipuladores dissimulam a própria imagem para parecer que são superiores, mais nobres ou mais positivos. Frequentemente proclamam vitórias maiores do que de fato conseguem ter. Além disso, não se definem como uma coisa nem outra. Utilizam sempre falas e frases positivas para se convencerem que são mais do que aquilo que de realmente são.

No caso de Karol Conká, ela se define superior quando diz a frase: “Respeita a Mamacita”

4 – São extravagantes

São pessoas que não economiza energia nem palavras e gesticulam bastante para demonstrar que estão presentes nos momentos e nas situações e sempre querem ocupar o maior espaço entre os demais. No termo popular são chamadas de pessoas que querem ser o centro das atenções.

5 – São dramáticos e emocionais

Pessoas manipuladoras quando querem resolver seus desafetos ou críticas contrárias, elas fazem isso forma a estimular o emocional ao invés do racional.

Com isso, o manipulador torna a cena dramática, colocando as outras pessoas como culpadas por tudo e causando muito mal estar nas outras pessoas para se sobressair e não se sentir como culpado. Além, disso o manipulador ressalta questões negativas com intenção de atingir as outras pessoas emocionalmente para que ele se saia bem no final de tudo.

pessoa manipulando outra

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o assunto. Lembrando que tudo que foi descrito aqui não pode ser considerado como diagnóstico para todas as pessoas e sim como pesquisas e estudos que foram realizados para acompanhar os comportamentos mais comuns de pessoas manipuladoras.

Publicado por Marcos Almeida

Formado em Psicopedagogia, Empreendedor Digital e Criador de Conteúdo Digital

%d blogueiros gostam disto: