Resiliência, basculho e limosidade: saiba o significado dessas palavras

Biblioteca em Casa: Sonho Possível | WESTWING

Resiliência

A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação. 

Tais como problemas familiares e de relacionamentos, problemas relacionados à saúde, ou estressores financeiros, ou relacionados ao trabalho. Significa “recuar” de experiências difíceis.

Mas saiba que ser resiliente não significa dizer que uma pessoa não tenha dificuldade ou angústia. Não é isso! Dor e tristeza emocional são comuns em pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas em suas vidas. É muito provável que o caminho da resiliência envolva considerável sofrimento emocional.

O mais importante é que a Resiliência não é uma característica determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não. Ser Resiliente envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas, exercitadas e desenvolvidas em qualquer pessoa!

Pessoas resilientes estão mais aptas para confiar em si mesmas, em suas capacidades de conduzir e enfrentar os desafios que a vida impõe. Sendo assim, os indivíduos mais resilientes tendem a ser mais proativos e estão mais capacitados a trabalharem mais arduamente para evitar que certas questões e doenças ocorram.

UnB Cria Dicionário De Português Para Estrangeiros | Revista Quero

Basculho

A palavra basculho pode ter alguns significados diferentes. No sentido pejorativo significa: Pessoa suja, desgrenhada, desalinhada, enxovalhada.   

Em algumas regiões do Nordeste, a palavra basculho pode significar lixo, algo sujo, restos; o que não se aproveita de alguma coisa ou aquilo que se joga fora por não ter mais utilidade.

Limosidade

A palavra limosidade pode ter, também, alguns significados. Na área da Botânica significa excesso de limos, algas verdes ou azuis que se forma em lugares úmidos.

Já no sentido figurado significa qualidade do que é sujo, imundo; imundice; Característica de baixo, vulgar; vileza, sordidez.

Não confundir com animosidade, com o sentimento de malquerença, hostilidade, de rancor ou com o comportamento corajoso diante de uma situação complicada.      

Referências: https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/o-que-e-resiliencia/

https://blog.psicologiaviva.com.br/o-que-e-resiliencia/

https://blog.psicologiaviva.com.br/o-que-e-resiliencia/

https://www.dicio.com.br/limosidade/

Publicado por Marcos Almeida

Formado em Psicopedagogia, Empreendedor Digital e Criador de Conteúdo Digital

Um comentário em “Resiliência, basculho e limosidade: saiba o significado dessas palavras

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: